27 setembro 2009

Interdependência!

Por vezes, nos nossos dias, precisamos de estar sós. Precisamos do silêncio que nos purga, daquele repousar que nos devolve as forças. Interpretamo-lo de diferentes formas, conseguimo-lo em diferentes locais. Pensamos, rezamos, cantamos, sonhamos. Outras vezes, buscamos apenas aquilo que sabemos que podemos fazer sozinhos, talvez em busca da nossa identidade. Ao escrever, ao tocar música, ao ir ao cinema, procuramos expressarmo-nos, procuramos fazermo-nos sentir. De umas e de outras vezes, permitimo-nos afastar do aconchego e da certeza que nos trazem as redes de relação que formamos. Inseridos na nossa sociedade, em Igreja, na nossa família, ou no nosso encontro terno com Deus, é pilar do nosso eu, cada relação de interdependência que partilhamos. São as pequenas pontes que nos fazem ter a capacidade de pensar, rezar, cantar e sonhar. São os laços que nos fazem ter substância concreta para escrever, sensibilidade para tocar, vontade de conhecer novas histórias indo, por exemplo, ao cinema. De todas as vezes, tomemos então consciência que neste processo contínuo de trocas e crescimento, recebemos também daquilo que oferecemos, sendo responsáveis pelo seu equilíbrio. Esta interdependência, não vicia mas suporta, poderá ser alimentada de amor, e é a mesma que nos faz preparar o coração para acolher cada pessoa com quem nos estamos habituados a cruzar. Nos nossos dias, quer no supermercado, quer na escola ou no trabalho, contam com a nossa entrega, com o nosso sorriso. Na nossa paróquia, contam com a nossa presença certa e com a nossa fé. Em casa, contam com o nosso amor e sinceridade. Em oração, Deus espera a nossa entrega completa e despojada. Saberemos ter a sensibilidade para receber se a tivermos para dar. Pelas famílias, pelos amigos, e mesmo por Deus, por cada um destes nossos portos seguros que habitam fora de nós, devemos diariamente agradecer. Não somos ilhas isoladas rodeadas de mar. Somos continentes inteiros formados por países que podem ter boas relações internacionais. É importante relembrarmos sempre que a nossa identidade pressupõe também a existência de outrem. Ser interdependente, é normal, é humano, é divino, é saudável. Ser interdependente, é mútuo!

18 setembro 2009

De regresso!

E depois do tempo de férias estamos novamente de regresso e cheios de força para caminhar!

:: Saudação ::

Senhor,

Iniciamos um novo ano da nossa caminhada.
Somos peregrinos e estrangeiros neste mundo, em busca do verdadeiro caminho que Tu és, em comunhão contigo, com os irmãos e com todas as criaturas.
Somos peregrinos para, como Francisco de Assis, aprendermos o caminho para Ti, para percebermos que o encontro Contigo acontece todos os dias da nossa vida.
Somos peregrinos de Francisco de Assis sempre a rezar:

Senhor, que queres que eu faça?
Senhor, dá-me uma fé verdadeira,
Uma esperança firme e
Um amor perfeito!

Procuramos-Te, Senhor, em todos os caminhos da nossa vida, certos de que só tu podes encher os nossos corações de paz e alegria.
Como os discípulos de Emaús queremos encontrar-Te e caminhar Contigo!

:: Prece inicial ::

Senhor, de todos os caminhos
Senhor, da vida,
Senhor, de todas as estradas.
Abençoa e acompanha
As nossas idas e as nossas vindas.
As nossas partidas e as nossas chegadas.
Que as nossas estradas
cruzem os Vossos caminhos.
Caminha ao nosso lado
E ensina-nos a refazer
Os caminhos do acolhimento
Da escuta e da prece,
Os caminhos do diálogo,
Os caminhos do encontro.
Ensina-nos a refazer
Os caminhos do amor,
Os caminhos da paz,
Os caminhos da vida.

:: Palavra de Deus ::

Nesse mesmo dia, dois dos discípulos iam a caminho de uma aldeia chamada Emaús, que ficava a cerca de duas léguas de Jerusalém; e conversavam entre si sobre tudo o que acontecera. Enquanto conversavam e discutiam, aproximou-se deles o próprio Jesus e pôs-se com eles a caminho; os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer. Disse-lhes Ele: «Que palavras são essas que trocais entre vós, enquanto caminhais?» Pararam entristecidos. E um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único forasteiro em Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias!» Perguntou-lhes Ele: «Que foi?» Responderam-lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; como os sumos sacerdotes e os nossos chefes o entregaram, para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele o que viria redimir Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram perturbados, porque foram ao sepulcro de madrugada e, não achando o seu corpo, vieram dizer que lhes apareceram uns anjos, que afirmavam que Ele vivia. Então, alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas, a Ele, não o viram.» Jesus disse-lhes, então: «Ó homens sem inteligência e lentos de espírito para crer em tudo quanto os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na sua glória?» E, começando por Moisés e seguindo por todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, tudo o que lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão.

:: Reflexão ::

- O que quero descobrir como caminhante?
- Que caminhos percorremos?
- Quais as nossas motivações?
- Que lugar e atenção dou ao Peregrino que comigo quer caminhar?
- O que nos impede de O reconhecer?
- Onde O podemos reconhecer?